Trabalho em Família

Mensagem Pastoral do Boletim de 25 de outubro de 2015

“Se o meu povo, que se chama pelo nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua
terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” 2 Cr. 7.14-15.

Em nossa vida surgem situações de muito aprendizado, às vezes por obrigação ou naturalmente. Hoje surgiu a necessidade de fazermos um trabalho em família – limpar a casa, mas a Palavra de Deus nos diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Ts 5:18. E quando vivemos na dependência do Senhor existem acontecimentos que nos trazem um grande aprendizado. Eu não estava disposta a limpar a casa sozinha, então fiz uma reunião, escalei os trabalhos a serem realizados e dividi as tarefas com meus filhos. Se fizesse sozinha seria penoso, mas foi prazeroso ter este tempo de trabalho. Houve reclamação, mas também houve momentos de brincadeira e descontração, em tudo percebemos o quanto é gratificante fazermos as coisas juntas e aprendermos com o que estamos fazendo.

Hoje tive alguns aprendizados: O de trabalhar em equipe e ver a rapidez de como fizemos, e também o prazer de transmitir conhecimentos para meus filhos, nas pequenas coisa, mas essências para a vida. Quando dividimos nosso trabalho, fica mais fácil de trabalhar. Cada um teve sua responsabilidade, por exemplo, cada um limpou o seu quarto, e tiveram que fazer corretamente, pois iriam responder se não estivesse arrumado e limpo, e teria que refazê-lo se estivesse errado ou mal feito. No final do trabalho percebi o quanto foi rápido limpar a casa com a ajuda deles. Às vezes resolvemos fazer as coisas sozinhos, para não incomodar ninguém, ou mesmo somos egoístas e dominadores e donos da responsabilidade, ou queremos fazer do nosso jeito, pois os outros não sabem fazer perfeitos, e ao fazermos levamos um tempo maior para terminar. Quando dividimos as tarefas o trabalho fica leve e não fica sobrecarregado e o realizamos rapidamente.
Dividir conhecimento é muito importante, ensinar, transmitir algo nos torna mais humano, nos valoriza. Tenho certeza que quando eles se tornarem adultos poderão dizer: “minha mãe me ensinou fazer”, ou – “eu aprendi isto com minha mãe”; e nunca irão dizer – “eu não aprendi isto”, ou “eu não sei fazer isto”. São as pequenas coisas que muitas vezes trazem grandes conhecimentos para o outro. Talvez para você é uma tarefa simples, mas no futuro se torna grande aprendizado.

Estou pensando na nossa vida de Igreja, no seu ministério, no seu grupo de discipulado, ou entre seus amigos mesmo. Você tem trabalhado em equipe? Tem dividido suas cargas, tarefas com seu ministério, ou tem feito tudo sozinha? Você é responsável para que tudo saia na perfeição, do jeito que você gosta, ou você tem delegado tarefa para sua equipe ou ministério?
Você tem transmitido seus conhecimentos aos outros irmãos, ou tem sido tão egoísta que só você sabe fazer, e é o conhecedor de tudo, só você sabe? Precisamos abrir mão algumas vezes para não sobrecarregar nossa responsabilidade, precisamos dividir nosso peso, nossas tarefas. Se você está passando por isso aproveite e reflita e peça ajuda para sua equipe para seus pastores, para seus líderes, tenho certeza que eles irão te ajuda. Não fique sobrecarregado divida é o melhor que você possa fazer, e você verá como agradável é ter compartilhado e ter transmitido conhecimento.

Deus te abençoe. Boa semana.