Nossa História


O começo

familia_souza

A Igreja Metodista em Butantã está em festa. Neste mês de junho comemoramos 33 anos de amor e compromisso na obra de Deus aqui neste lugar. A história da IM Butantã está entrelaçada com a história de vida família Souza. Havia no coração de D. Dulce Souza e seu esposo, Manoel Souza, membros da IM Pinheiros, um grande amor pela evangelização. O casal desenvolvia um ministério com as crianças carentes do bairro Vila Indiana e todos os domingos, davam banho, café da manhã e as conduziam para a Escola Dominical em Pinheiros onde eram membros.

Como o número de crianças que acompanhava o casal e sua família até a igreja em Pinheiros aumentava, decidiram pedir apoio à liderança para abrirem uma congregação em sua residência. O trabalho crescia e se fortalecia, até que houve a necessidade de alugarem um espaço maior. Assim, enquanto as pessoas se reuniam numa casa alugada, a residência da família ia sendo reformada. Posteriormente, a congregação voltou a se reunir na casa de D. Dulce, chegando a ter uma freqüência aproximada de 200 pessoas, reunidas naquela residência.

A mão do Senhor estava sobre aquelas vidas e o sonho de ver uma igreja emancipada logo se tornou realidade. Foi no dia 12 de junho de 1982, que aquela animada congregação tornou-se igreja e recebeu o nome de Igreja Metodista no Butantã, sugerido pelo bispo Nelson Leite. No dia 08 de junho de 1985, depois de muito empenho dos membros, foi inaugurado o templo atual da igreja no bairro Vila Gomes.


Construção

histsarca01

Foram anos marcados por lutas, desafios, alegrias e esperança; e em todos os momentos desta longa caminhada, todos puderam testemunhar a fidelidade e o cuidado de Deus. Por aqui passaram os seguintes pastores: Jairo Cardoso (1982 – 1985); Alípio Pereira dos Santos (1986); Rubens de Souza (1987 – abril de 1991); Tércio Machado Siqueira (agosto de 1991 – 1997); Lorenz Richard koch (1998 – 2002); Marcos Antônio Julião (2003 – 2005); Jonas Mendes Barreto (2006).

Ao longo desta trajetória, a Igreja Metodista em Butantã tem procurado transmitir a alegria e a esperança de Cristo aos corações de todas as pessoas. Através dos pastores e membros, atuais e os de saudosa memória que aqui atuaram, demonstraram que a real felicidade só pode ser encontrada em Jesus Cristo e em seu Reino de amor.

construcao_salao

Ao seguir diligentemente a verdade que liberta, Cristo, a igreja tem fundamentado sua prática em dois pilares: O AMOR E O COMPROMISSO. Amor por aqueles que estão perdidos, cansados e desanimados; Compromisso com o genuíno anúncio da Palavra de Deus e com a sinalização do Reino de paz, justiça e amor. Estes, segundo o apóstolo Paulo, são requisitos indispensáveis para o crescimento em maturidade e amor. O alvo da Igreja Metodista no Butantã sempre foi o crescimento em Cristo, em santidade, em solidariedade, em serviço e comunhão, “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo…” (Ef. 4:12). O crescimento é sempre fruto de uma comunidade que se esmera na prática do amor e no desempenho do compromisso.

igreja01igreja02

É dentro desta visão que a Igreja Metodista no Butantã prossegue em sua caminhada de fé e serviço. Almeja buscar a capacitação e o revestimento do Espírito Santo para que possa “crescer em tudo” e desta forma ser portadora da mensagem integral do evangelho de Cristo. Orientada por Cristo, que é “a Cabeça”, espera cumprir o seu propósito neste mundo, por meio de seus membros, que é o de ser instrumento da novidade do Reino de Deus, reino de paz, justiça e amor.

Nesta data tão especial, parabenizamos todos os membros da Igreja Metodista em Butantã, e esperamos que sempre possam desempenhar seus dons e ministérios com amor e compromisso. Que continuem crescendo em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Nos laços do amor de Cristo,

Pr. Jonas Mendes Barreto