Um Contraste Entre dois Estilos de Vida

Mensagem Pastoral do Boletim de 17 de julho de 2016

Quando comparamos o Salmo 1 com o sermão do Monte (Mateus 5). Ambos começam com a mesma expressão: “Bem aventurados” que significa aquele que é plenamente feliz. Ambos estabelecem um contraste entre os que são bem aventurados e os que não são.

O contraste nem sempre é tão aparente (Sl. 73) a pessoa feliz da perspectiva divina nem sempre é a que está sempre sorrindo. Jesus surpreende a todos com sua lista de pessoas bem aventuradas! (Mt. 5. 1 -11).há tempo para todo propósito debaixo do sol. Há tempo para chorar, (Ec. 3.1-14) quem em lágrimas semeia, um dia colherá com alegria (Sl. 126. 5) por isso Cristo diz que são bem aventurados os que choram, porque serão consolados (Mt. 5.4). O justo é como árvore plantada junto a ribeiros de águas porque dará o seu fruto no seu devido tempo (Sl. 1. 3). É preciso ter

paciência e perseverança para esperar o tempo da colheita (Gl. 6. 9). Os ímpios não prevalecerão no juízo (Sl 1.5). Pode ser que até prevaleçam no juízo humano por suborno ou qualquer outro tipo de influência, mas não no juízo Divino. Mais cedo ou mais tarde, ficará evidente a diferença entre a pessoa que serve a Deus e a que o despreza (Sl. 1. 6; Mt. 7. 24- 27)

À semelhança do salmo 1, Jesus conclui o seu sermão mostrando a diferença entre o que obedece a Cristo e o desobediente. A casa do prudente tem fundamento e prevalecerá, enquanto que a casa da pessoa desobediente está em solo arenoso e será destruída (Mt. 7. 24 – 27) o vento do juízo soprará a palha, mas a pessoa que faz a vontade de Deus permanecerá para sempre (Sl 1. 5-6).

Pra. Margarete Gama