Deus é o Senhor do tempo

Mensagem Pastoral do Boletim de 10 de julho de 2016

Vivemos entre a saudade e a preocupação (pré-ocupação). Sim. Assim é a vida humana. Há tempo para tudo. Porém, o melhor tempo é o agora. Por pior que pareça o momento atual, de verdade, é apenas ele que temos. O ontem já se foi. O amanhã é apenas suposição.

O tempo pode ser o nosso dono. Ou podemos ser o dono do tempo. O tempo nos empurra, nos envolve e nos expulsa. Ou nós empurramos o tempo, o envolvemos e o expulsamos. Quem manda, afinal? O tempo ou nós? Quando olhamos para os nossos corpos mortais, parece que o tempo é quem manda. A pele vai ficando flácida, os sentidos – visão, audição etc. – vão sendo destruídos pelo tempo e ele – o tempo – parece ser o vencedor. O espelho nos informa de que o tempo está vencendo. Sim, agora é tempo de vermos como em espelho e de maneira confusa, conforme I Cor. 13:12.

Porém, para o povo cristão, Deus é o Senhor do tempo. Age na história e intervém na finitude humana. O tempo não nos derrota mais com a presença de Cristo. Somos imortais. Cremos na ressurreição do corpo e na vida eterna. Portanto, tempo, não te pertenço. Você pertence a mim. E hoje, quando completo mais um ano de vida, quero dizer com muita alegria: eu te venço, tempo, através da ressurreição de Cristo. Ainda vivo entre a saudade e a preocupação. Porém, vivo o presente de uma forma tão intensa que mesmo você, tempo, conseguindo, muitas vezes, matar a saudade e matar as expectativas, com Cristo na minha vida, você, tempo, não mata a minha esperança!

Tempo… você não me ama, e tenta tirar a minha fé. Mas Cristo, o meu Senhor e o teu Senhor também, me enche de amor, renova a minha fé e me dá esperança. Feliz aniversário para todos nós que, com Cristo, vencemos o tempo. Rompemos a história com Cristo na esperança da eternidade! Sim, há tempo para tudo. E hoje é tempo de dizer: Com Cristo, somos mais do que vencedores! Sim. Nós somos! Não o tempo! Obrigado Jesus Cristo, por ter rompido o tempo e a história e permitido que eu e os que em Ti confiam façamos o mesmo caminhando contigo.

Com minhas orações,

Reverendo Edvaldo Lima de Oliveira
Pastor na IM em Vila Formosa