O privilégio de ser igreja

Mensagem Pastoral do Boletim de 16 de junho de 2016

O apóstolo Pedro (1 Pedro 2.1-10 escreveu aos cristãos dispersos para animá-los diante da perseguição imperial que campeava naqueles dias contra a igreja. Entre outras coisas ele lembra aos irmãos o privilégio de sermos igreja:

1. A igreja deve ser purificada. É bem verdade que a igreja já é purificada, pelo sangue de Jesus em obediência a verdade (1 Jo 1.7; 1 Pe 1.22). Os regenerados pela Palavra de Deus (1 Pe 1.23) são membros da igreja e têm uma nova vida, mas isso não significa que somos perfeitos. Não deveríamos pecar, mas pecamos (1 Jo 2.1), e por isso devemos nos livrar de toda maldade e de todo engano, fingimentos, inveja e toda espécie de críticas injustas (1 Pe 2.1).

2. A igreja deve crescer com entusiasmo. A Bíblia diz que, como crianças recém-nascidas, devemos desejar de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçamos para a salvação (1 Pe 2.2). A vida cristã é crescente. Os teólogos usam três expressões para falarem de três tempos da salvação: regeneração, o que nos aconteceu no dia em que recebemos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Esse é um ato passado, consumado e único; a segunda palavra é santificação, que é a parte que vivemos no presente; e, a glorificação que trata da vida na eternidade, quando estaremos completamente longe do pecado. Devemos crescer com o entusiasmo de uma criança que deseja o leite materno. A palavra “entusiasmo” é formada de duas outras palavras: “en” e teos” que querem dizer: Deus em você. Eu lhe pergunto: Você está entusiasmado com sua vida cristã, agora que já provou que o Senhor é bom? (1 Pe 2.3).

3. A igreja deve ser edificada. Devemos nos aproximar de Jesus. Ele é chamado de pedra viva (1 Pe 2.4). Foi rejeitado pelos homens, mas é precioso para Deus. Nós também somos chamados de pedras vivas, utilizados por Deus para a edificação de uma casa espiritual que é a igreja, onde somos sacerdotes, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus por meio de Jesus (1 Pe 2.4-8). Devemos nos empenhar em crescer para a maturidade cristã.

4. A igreja deve assumir sua identidade. Precisamos voltar às origens e assumirmos o que somos como igreja, caso contrário, Deus poderá levantar um outro reformador como fez com Martinho Lutero no Séc. XVI. Nos interessamos muito em fazer para Deus, mas antes de tudo devemos reconhecer nossa identidade de igreja. A Bíblia diz que somos uma geração eleita, todos que fazem parte da igreja foram escolhidos mediante a vontade soberana de Deus e por sua graça maravilhosa. Não fomos nós que escolhemos a Deus, mas ele que nos escolheu. Devemos exercer nosso sacerdócio e viver em santidade, pois somos o povo exclusivo de Deus. Só assim poderemos anunciar as grandezas do Deus que nos chamou das trevas do pecado para sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

Deus nos ajude, e que possamos nos entusiasmar pelo privilégio de sermos Igreja de Jesus, povo de Deus. Tiremos os olhos dos maus, não tenhamos inveja de quem “vai bem” sem Deus. Nosso bem maior é Deus, aqui e no céu (Sl 73).

Antonio Francisco (mensagem pregada no 24º aniversário da Igreja Congregacional de Cuiabá em 3/03/2007).