Os Elias de Deus

Mensagem Pastoral do Boletim de 4 de outubro de 2015

Os Elias de Deus

“E ele [Elias] fez o que o Senhor lhe tinha dito.” 1Reis 17.5a

Ao iniciar seu ministério, Eliseu clamou perguntando “onde está o Senhor, Deus de Elias?” – 2Reis 2.14b. A questão era apropriada já que ele mesmo deixou tudo para honrar o privilégio de ser discípulo do profeta, e se dispôs a ser um “Elias de Deus”, inclusive com unção dobrada – a Bíblia confirma os milagres em dobro que Eliseu realizou sob o poder de Deus. Mas passados tantos séculos, muitas vezes a Igreja fica apenas com a pergunta do profeta, indagando “onde está Deus”. Mas a questão é que Deus pergunta: “onde estão os Elias de Deus”?

Elias faz sua primeira “aparição” nas Escrituras Sagradas em 1Reis 17, num contexto trágico em todos os sentidos: politicamente os reis haviam se corrompido; espiritualmente tanto os dirigentes quanto o povo estavam afastados de Deus; e até mesmo a criação se ressentia do pecado do próprio povo de Deus, representado pela nação de Israel, que chegava até a presença do Senhor como juízo – e não choveu durante três anos e meio. Israel estava “dividido” entre norte e sul, entre Deus e Baal, mas reino dividido não prevalece – Marcos 3.24!Dos 39 governantes registrados no livro de Reis, todos (todos!) os reis do norte foram infiéis a Deus. Mas Deus encontra uma pessoa disposta a servi-Lo – Elias era um dos 24 profetas desse período, e Deus se alegra em realizar milagres através dele. Aqueles que vivem de fato no centro da vontade de Deus são instrumentos dos sinais e maravilhas que Deus quer realizar! E o diferencial é bastante simples: “Elias fez o que o Senhor lhe tinha dito”. Fazer ou não fazer, obedecer ou não: eis a questão. Não podemos continuar divididos: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” 1Reis 18.21.

A Palavra do Senhor veio ao rei Acabe e depois a Elias, anunciando a seca que assolaria a região nos anos seguintes – 1Reis 17.1-6. Quando ouvimos uma palavra que contraria nossas expectativas temos a tendência de fugir ou murmurar, e nem desconfiamos o quanto a Palavra de Deus pode ser e, de fato é, boa! Sem a seca não haveria o despertamento espiritual do povo de Deus nos capítulos seguintes. Sem as lutas não temos a oportunidade de nos fortalecer e permanecer no Senhor. Sem essa Palavra, não haveria o milagre de Elias ser alimentado pelos corvos. Sem as provações que vivenciamos diariamente nossos corações permaneceriam endurecidos.

Quando alguém opta por dedicar a própria vida por amor aos seus irmãos, o céu inteiro toma conhecimento! Para essa pessoa Deus intervém pessoalmente, é como se o Reino tivesse com ela uma enorme dívida de gratidão. E esse homem ou mulher de Deus passa a fazer diferença no plano eterno que Deus tem na vida de todos nós. Onde estão os Elias de Deus? O Deus de Elias aguarda com grande expectativa, para liberar os milagres que começam com a transformação da nossa própria vida e desencadeiam bênçãos sem medida sobre os que nos rodeiam. “A ardente expectativa da criação aguarda pela manifestação dos filhos de Deus” – Romanos 8.19. Faça o que o Senhor lhe diz por meio da sua Palavra: vamos mudar o mundo!

Que assim seja. Deus nos abençoe!

Pra. Joyce