Construindo uma nova igreja para uma nova realidade

Mensagem Pastoral do Boletim de 7 de junho de 2016

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2

Iniciamos hoje as celebrações de mais um aniversário de nossa comunidade. São 34 anos de trabalho e amor na sinalização dos valores do reino de Deus em nossa cidade. Será um mês marcado por muita alegria, comunhão e gratidão a Deus por sua fidelidade e graça, dispensados a nós ao longo de toda a nossa caminhada ministerial.

Durante todos os finais de semana, teremos a oportunidade de refletirmos sobre nossas vidas e como temos realizado, como igreja, o compromisso de sermos e fazermos discípulos. Nossa igreja tem uma rica e desafiadora história, marcada pelo trabalho amoroso e de muito empenho realizado pela irmã Dulce Souza, seu esposo Manuel Souza, e todos os seus filhos e filhas. Esta família aceitou a missão da parte de nosso Deus de abrirem as portas de sua casa, com alegria e profundo amor às famílias carentes do Bairro Vila Indiana, dando início à obra de evangelização, alcançando vidas, especialmente os mais necessitados (crianças e adultos desestruturados), levando-os a uma nova experiência de vida em Cristo Jesus.

É todo um legado de amor e compromisso que nos instiga a continuar. Certamente que hoje os desafios já não são mais os mesmos do início do trabalho. A realidade tem mudado significativamente. Vivemos um mundo marcado por rápidas e expressivas transformações. Seguindo os passos do movimento da Reforma Protestante do Século XVI, do marcante e revolucionário avivamento metodista do século XVIII e desbravando os caminhos e desafios do contexto pós-moderno, estamos em busca crítica e construtiva da nova realidade do nosso tempo, sensíveis à voz criativa do Espírito Santo de Deus e ao chamado missionário por Ele nos ordenado.

Temos consciência, enquanto comunidade metodista no Butantã, de que necessitamos fazer uma constante avaliação do que seja realmente o ministério cristão – qual é o seu alvo e o seu objetivo, como ele deve ser realizado, e que parte temos neste processo – a fim de sermos uma igreja relevante e transformadora para o nosso tempo. Desejamos, enquanto igreja que completa 34 anos, ser uma comunidade que transmita uma mensagem contextualizada e contemporânea, sem, contudo, comprometer a essência do evangelho. Nesse sentido, entendemos que o nosso alvo maior é o de construirmos uma comunidade forte e saudável por meio do discipulado.

Para tanto, temos procurado estabelecer um processo de mudança consciente em que contemple a transição do estabelecimento e manutenção de estruturas para o crescimento de pessoas que são discípulos que fazem discípulos de Cristo. As estruturas devem ser funcionais visando sempre o crescimento saudável das pessoas. Ou seja, as estruturas têm a sua importância desde que seja priorizado o cuidado com as pessoas e a promoção do seu crescimento integral.

Esse tem sido o nosso grande desafio enquanto Igreja Metodista no Butantã nesses 34 anos, uma verdadeira mudança de mentalidade: ser uma nova igreja para uma nova realidade.
Parabéns Igreja Metodista no Butantã!

Pr. Jonas Barreto