Caminhos misteriosos de um milagre

Mensagem Pastoral do Boletim de 20 de setembro de 2015

Caminhos misteriosos de um milagre

“Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel”. 2Reis 5.15

Como igreja e como família de Deus, estamos no jejum de 40 dias por uma “Família Inabalável”, e certamente Deus tem falado muito aos nossos corações nesse período. Comigo não tem sido diferente, e Deus tem me surpreendido com um novo olhar e com histórias sobre possíveis famílias, improváveis e inusitadas, forjadas em meio ao tempo de guerra. E sobre os misteriosos caminhos pelos quais um milagre pode enveredar até se realizar, conforme a narrativa de 2 Reis 5.1-15.

Uma menina mantida cativa em Damasco após uma batalha entre as tropas de dois países, Síria e Israel, torna-se o instrumento de Deus para curar um general inimigo de alta patente. A despeito dos “sentimentos naturais” que ela poderia desenvolver por ter sido separada de sua família e por ser escrava da esposa de um homem que não era seu pai, essa menina escolheu os “sentimentos da nova natureza como filha de Deus”.

Ela estava muito consciente do poder de Deus pra salvar e compartilhou a salvação de modo altruísta com os inimigos que a tinham capturado. Naamã foi salvo por meio de uma menina que indicou o Caminho, com amor como de uma filha pelo próprio pai.Não se sabe o que aconteceu com a família dela nem como ela se sentia, mas foi notória sua disposição de coração e seu desejo sincero: “tomara”, ela disse! Ela realmente quis – veja o verso 3. E Jesus nos ensina em João 15.7 que “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” Apesar de sofrer os horrores da guerra ela sabia que era muito mais que uma simples criança ou uma escrava, e agiu como filha de Deus, tornando-se instrumento de um milagre!

Que caminhos misteriosos Deus nos relata nessas entrelinhas! O (extra)ordinário acontece no ordinário quando há verdadeiro amor, especialmente pelos inimigos. “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5.44
Deus é um Pai procurando verdadeiros filhos e filhas para fazerem parte da Família de Deus – Efésios 2.19, que sabem quem são e por isso agem de maneira extraordinária, indo muito mais além das limitações das circunstâncias.

O texto fala da cura da lepra, e esse é o maior milagre – sermos curados da lepra emocional que nos separa da comunhão com os irmãos e da intimidade com a Trindade. O maior milagre foi aquela menina escrava desejar o bem do seu algoz! Esse é o desejo de Deus cumprido em Seus filhos e filhas – e a cura da lepra é conseqüência, pois eis um Pai desejoso de realizar um milagre em nossas famílias, pois o céu e o Reino ficam gratos em desencadear bênçãos sem medida quando um coração misericordioso se revela em meio às contradições da vida e não se limitam a ela nem buscam uma “justiça” vingativa. A justiça dos homens é sempre vingativa… Mas a Justiça de Deus é subordinada ao Amor! Sejamos assim, verdadeiramente filhos/as da Família de Deus!

Abraços e bênçãos,

Pra. Joyce