A Teologia da Graça

Mensagem Pastoral do Boletim de 28 de fevereiro de 2016

Neste tempo de quaresma precisamos lembrar que a graça de Deus é o melhor para as nossas reflexões, orações e jejuns. Caminhemos juntos firmados nesta dádiva de Deus. A teologia cristã é fundamentada na Bíblia e na premissa de que Deus se revela na história. Isto significa dizer que não se trata de um conhecimento autônomo do ser humano e nem algo que o mesmo possa alcançar através do conhecimento estritamente racional, empírico ou místico. Teologia cristã pressupõe revelação de Deus através da Escritura Sagrada, desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento. Portanto, quando se fala sobre a experiência da Graça de Deus, ou seja, de um favor imerecido, devemos, nos fundamentar em toda a Bíblia. Na verdade, a maior expressão da revelação de Deus e de seu amor está descrita em João 3. 16 que diz: que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito (Jesus) para que todo aquele que nele crê não morra, mas, tenha a vida eterna.

Alguém pode perguntar: em que consiste este favor de Deus? E a resposta é que Deus ama o universo que Ele criou e também ama todas as pessoas, ao ponto de enviar Jesus como o maior de todos os missionários para reestabelecer a comunhão e a amizade entre o Senhor e a sua criação. Para tanto, Jesus o filho de Deus se fez humano e aproximadamente a dois mil anos atrás nasceu por obra do Espírito Santo e foi concebido pela virgem Maria em Belém da Judéia. Jesus cresceu entre nós, mantendo a plenitude da natureza de Deus e a plenitude da natureza humana. Aos trinta anos iniciou seu ministério de aproximadamente três anos que culminou com sua crucificação e morte. Mas ao raiar do terceiro dia, ressuscitou dentre os mortos, e durante quarenta dias esteve com seus discípulos, até que voltou ao céu, onde está sentado à direita de Deus Pai até que volte para julgar os vivos e os mortos.

O maior pecado humano foi separar-se de Deus. Ainda hoje o maior erro que as pessoas cometem é o de se manter afastadas da comunhão com Ele. Talvez isto aconteça em muitos casos em razão da falta de conhecimento, dos erros históricos da Igreja e da fragilidade da conduta dos cristãos até hoje. Por estes ou outros motivos às pessoas cometem o pior erro ou pecado de suas vidas, afastam-se do Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ele é o caminho, a verdade e a vida; João 14.6. Portanto, o único caminho para nos religarmos ao Pai é através da aceitação de Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas. Esta a maior manifestação da Graça de Deus. A igreja é formada por pessoas. Ainda que ao longo da história tenha cometido atrocidades e se os cristãos individualmente cometem erros, não confunda as coisas. Deus ama e está pronto como um Pai amoroso a perdoar os pecados e a abraçar todos os filhos e filhas que quiserem voltar para casa.

Haverá grande festa no céu se você decidir agora aceitar o perdão do Pai, entregando sua vida a Jesus, tendo seu pecado perdoado e reestabelecendo sua condição de filho. Se vier ao seu pensamento, que você não merece, lembre-se: a Graça é o favor imerecido. Os méritos não são nossos, mas de Jesus, cuja vida, morte, ressurreição, ascensão e volta dignifica o sentido desta festa. A Ele toda a glória pelos séculos dos séculos… Amém!

Pr. Sergio Gama Lavoura