A distribuição do trabalho

Mensagem Pastoral do Boletim de 21 de fevereiro de 2016

O livro de Neemias apresenta no terceiro capítulo, a estratégia que foi utilizada para a reconstrução dos muros de Jerusalém. Todos se dispuseram para a obra e cada família ficou responsável por uma parte. O Sumo sacerdote Eliasibe e os seus colegas sacerdotes começaram o seu trabalho e reconstruíram a porta das Ovelhas. Eles a consagraram e colocaram a porta no lugar. Depois construíram o muro até a torre dos cem, que consagraram, e até a torre de Hananeel. Assim, aconteceu sucessivamente, em cada parte do muro da cidade, bem como, com as portas que estavam queimadas.

Foram reparadas: a porta do Peixe, a porta Jesaná, a porta do Vale, a porta do Esterco, a porta da Fonte, a porta das Águas, a porta dos Cavalos e a porta da Inspeção até que chegaram novamente na porta das Ovelhas. Simultaneamente, as famílias de Jerusalém, fizeram todos os reparos que eram necessários, para a plena restauração da cidade. Houve um envolvimento coletivo, tanto de líderes, como também dos levitas, homens e mulheres em geral. Queridos irmãos, nós temos a tarefa de restaurar os muros derrubados, na vida das pessoas, nas famílias e na sociedade. O trabalho é maior quando lembramos que as portas também estão queimadas e há milhares de reparos a serem feitos. Como faremos então? Seguiremos o modelo de Neemias, o restaurador dos muros de Jerusalém, e de Jesus o restaurador da vida.

A metodologia deve ser a mesma apresentada no texto e demonstrada de modo definitivo por Jesus de Nazaré. Cada um de nós deve dispor o seu coração nas mãos do Senhor e assumir o pedaço da obra que lhe cabe. Em seguida, mobilizar a família, a fim de que toda a nossa casa seja responsável por uma parte do trabalho. Depois mobilizaremos outras pessoas próximas até que toda a obra seja realizada. Irmãos, ao ouvir este texto e o chamamento, você pode pensar que o trabalho é gigantesco e que nós não passamos de poucas pessoas, sobretudo com nossa própria vida necessitando de restauração. Ademais, pode-se pensar na impossibilidade, em função do atual estado espiritual de nossa família e da sociedade.

Quero dizer a vocês, neste dia, que o Deus de Neemias é também o nosso Deus. Para o Senhor não há nenhum impedimento de qualquer espécie. Ele está pronto para restaurar a história de cada pessoa, individualmente, assim como, fará com nossa família, amigos próximos e a sociedade. Jesus está voltando, não há mais um segundo a perder!

Disponhamo-nos e edifiquemos em nome de Jesus.

Pr. Sergio Gama Lavoura